Novo livro da coleção Teses e Ensaios analisa contradições de projeto que implantou em SP caminho turístico de apelo religioso

[dropcap]O[/dropcap] Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) lança nesta sexta-feira (29/11) mais um título da sua coleção Teses e Ensaios, com uma adaptação da tese de doutorado de Patricia Mariuzzo, historiadora formada pela Unicamp em 1993 e doutora em Meio Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da mesma universidade.

Seu projeto ligado à área de turismo, patrimônio e meio ambiente, defendido em 2016, é agora objeto de reedição/adaptação e está disponível para download gratuito. Trata-se de Velhos caminhos, novas narrativas. A rota Passos dos Jesuítas-Anchieta: natureza e sociedade no litoral de São Paulo (246 páginas).

Mariuzzo, que também é especialista em história cultural pela Unimep (2001) e em jornalismo científico pelo Labjor (2004), mostra como a Secretaria de Turismo de São Paulo, ao implantar um caminho turístico com apelo religioso, descartou “as compreensões do passado que se mostrem controversas” e aderiu a um discurso autorizado do patrimônio, cujo efeito é simplesmente a invisibilidade das comunidades indígenas em uma narrativa sobre a catequização jesuíta: “O que temos na rota é uma catequização sem indígenas”. Como a Secretaria privilegiou no projeto uma herança colonial, branca e católica, também a presença das comunidades caiçaras é minimizada.

Além disso, escreve Mariuzzo, na narrativa da rota Passos dos Jesuítas-Anchieta, o turista caminha em um ambiente transformado, e nesse sentido o Estado, que idealizou o projeto turístico, opera uma valorização dessas mudanças, sem questionar suas possíveis consequências para o meio ambiente e para as comunidades envolvidas. “A prevalência de paisagens domesticadas, o sentido de percurso, para o norte, o destaque para as unidades de conservação, ajudam a compor um imaginário que transforma toda rota muito mais em um caminho para a natureza, do que em um caminho em meio a natureza.”

livro_mariuzzo

Capa: Luisa Kanashiro Gebara

Clique aqui para baixar o livro

Conheça o comitê e o conselho editorial da Estante Labjor

Como funciona